Assim que concluir que um familiar desapareceu, compareça a um Distrito Policial ou utilize a Delegacia de Polícia Eletrônica, para registrar a ocorrência. Não é necessário aguardar 24 horas. Faça imediatamente o Boletim de Ocorrência, pois esse é o documento que desencadeia oficialmente a investigação de um desaparecimento. Além disso, ligue para Emergência 190 e comunique o fato à Policia Militar para que essa também possa auxiliar nas buscas.
Em seguida, ajude-nos a registrar o desaparecimento no PLID preenchendo nosso formulário de cadastro. Após preencher as informações, caso tenha uma foto da pessoa desapaerecida, encaminhe para [email protected] com o nome dessa como assunto. Procure uma foto recente e de boa qualidade. Lembre-se que a comunicação de desaparecimento ao Ministério Público não substitui o Boletim de Ocorrência.
No campo Links, você encontrará sites de órgãos da Administração Pública e da Sociedade Civil, todos responsáveis pela localização, identificação, e apoio à família de pessoas desaparecidos. Em nossa Cartilha de Enfrentamento ao Desaparecimento, também são listadas outras providências importantes no processo de busca, tais como descartar a possibilidade de falecimento e a procura em hospitais.
Caso a pessoa desaparecida retorne ou seja encontrada, comunique o encontro por Boletim de Ocorrência em qualquer Distriro Policial ou pela Delegacia Eletrônica o mais rapidamente possível.
Se após percorridos todos esses passos, o desaparecimento persistir, continue mantendo contatos periódicos com os órgãos públicos que trabalham pelo reencontro. Não desanime e continue a fazer valer seus direitos como cidadã(o)!